segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Primeiro trimestre: O que teve?


Hoje eu completo doze semanas de gestação, ou seja, três meses. Um terço da gravidez se foi e eu me dou o direito de já soltar um ufa!
É difícil decidir se aconteceu muita ou pouca coisa nesse tempo, se passou rápido ou devagar, e acredito que só vou ter uma noção mais concreta com o passar dos próximos dois trimestres quando poderei compará-los entre si. De toda forma, como este post é um resumo do período, vou destacar algumas coisas que aconteceram.

Teve mudança de hábitos.

Já com o resultado do teste de farmácia, eu cortei duas coisas: cigarro e álcool.
Eu não sou nenhuma fumante ou alcoólatra, mas certamente eu bebia lá minhas boas cervejas nas festas, bares, sociais, etc - e o cigarro muitas das vezes acompanhando (eu nunca tive o costume de fumar em casa), especialmente nas baladas da vida. Do dia que vi o positivo em forma de listra rosa até hoje, não ingeri mais nenhum copo de cerveja ou coloquei um único cigarro na boca.
Saindo estes dois coleguinhas de cena, entrou o Ácido Fólico, uma vitamina que entre outros benefícios, ajuda no correto desenvolvimento da espinal medula do bebê e que tomei durante todo o primeiro trimestre (ele já não é mais necessário e pode ser encontrado em certos alimentos).
Outro comprimido que fez parte da minha rotina foi o Meclin porque...

Teve enjoos!!! Muitos, muitos enjoos (e antes fossem só matinais)!

Tá aí um dos motivos que atrapalha curtir o momento, sério. Eu tinha certa esperança que eu não ia sofrer muito com isso - porque sou otimista até demais -, mas a natureza não cansa de me mostrar quem é que manda. Então eu sofri. Ôh se sofri.
Pra falar a verdade, só nessa semana que os enjoos começaram a ceder. Não voltei a acordar normal (alias, nem sei mais como é essa sensação), mas com certeza as sensações estão diferentes e menos agressivas. É difícil explicar como elas são, até porque elas variam. As vezes é similar a aquele enjoo de carro/barca, e outras é como um desconforto que não consigo colocar em palavras ou comparar com alguma coisa, etc. E na maioria dos dias eu só me sentia bem no final da tarde/inicio da noite, depois de almoçar/jantar e aí sim ficar com aquela impressão de barriga totalmente cheia. Comer pouco (que é o que se recomenda: comer de duas em duas horas, mas coisas leves) "ajuda" tanto quanto não comer nada.
Já pelos últimos dias, embora os enjoos tenham diminuído, eu vomitei mais do que nas semanas anteriores; Batizei dois shoppings diferentes e a entrada de um cartório. E  o mais irônico é que praticamente todo esse enjoo aconteceu porque...

Teve a verdadeira face da FOME.

Sim, eu passo mal por estar com fome. Normalmente a gente fica enjoado por comer alguma coisa que não caiu bem, e não por simplesmente não comer "nada".
É sentir a barriga ficando vazia e o embrulho começa, e mesmo depois de comer também tem um risco de dar ruim. Além, claro, de você não conseguir nem mais saborear as coisas. Como lidar? Eu, que sempre amei comer, não conseguir mais sentir todo aquele tesão com hambúrguer, pizza, cachorro quente... É depressivo! Ainda mais agora que o que não me falta é fome. E eu falo assim porque eu achava que sabia o que era isso, mas não, eu não sabia. E você provavelmente também não.
Não é gula, olho grande ou "vontade de comer". Minha barriga se quer ronca mais! Ela transcendeu isso. Ronco virou dor e necessidade de arrotar também virou sinônimo de enjoo. Argh!
Sabe quando você fica um dia inteiro sem comer? Sabe aquela sensação horrível e desesperadora na barriga? Então, é nessa dimensão da coisa que eu me sinto, as vezes, uma hora depois de ingerir algo!
Pra completar, essa semana eu cheguei no nível de acordar de madrugada pra comer. Essa dor na barriga proveniente de um vazio sobrenatural agora me acorda e me leva pra cozinha, as vezes, mais de uma vez (hoje, por exemplo, acordei as 4h, depois as 7h, as 10h e almocei por volta de meio dia e pouca). #mesalva

Não tem o sexo, mas tem roupa.


Quem não?! Hahahahaha. Mas aqui a maior culpada é minha sogra.
A futura vovó que ganharia fácil o troféu de mais empolgada e ansiosa com a gravidez não aguentou e já comprou várias roupinhas básicas pro monstrinho (a), rs. Como ainda não dá pra saber o sexo, ela foi naquela tradicional linha de pensamento do "comprar alguma coisa mais neutra que dê pra usar de boa se for menino ou menina". Já eu, na única coisa que comprei até agora, liguei o foda-se e levei uma peça que se quer é pra recém nascido (essa aí do Capitão América, e que vai ser usada se for menina também, pq não!?).


"vai ter todo o guarda roupa da marvel e dc!"














Teve isso também...

Não poder dançar loucamente, pular, fazer muito esforço físico, a academia que eu me matriculei uma semana antes do teste de farmácia e que teve de ser abandonada, barriga começando a fica saliente, roupas que não fecham ou que me deixam igual um girino, sono e cansaço com mais facilidade, libido elevada, dois ultrassons em que pude ouvir o coração e ficar tranquila porque está tudo bem, amigas beijando minha barriga, muito sangue coletado pra exame, e provavelmente mais algumas coisas que eu não me recordo - além de muita confusão, receios e dúvidas que são e serão ainda muito comentadas neste blog, haha.

Que venha o segundo trimestre agora. \o/

8 comentários:

  1. Boa sorte nesta jornada! Que os enjoos passem e que você curta muito :) beijoos

    www.owllist.com.br

    ResponderExcluir
  2. XD
    Quando eu soube do meu afilhado, saí que nem uma louca comprando roupas, sapatos e brinquedos pra ele... Heheheheheh E ainda compro. Olha que ele está com dois anos. Todo vez que vejo algo que acho que parece com uma criança feliz, compro pra ele. Roupa, brinquedo...
    A festa dele de 1 ano, eu fiz pra ele. O primeiro sapato. A primeira roupa. A primeira meia... É, acho que eu estava mais empolgada que a mãe... ^^
    Imagino como você deve se sentir. Um misto de desconforto e alegria que nem dá pra descrever, to errada? XD
    Quando ele nascer, começam os livros de "meus primeiros passos", 500 fotos de 1 dia de passeio. As noites não dormidas, as saídas descabeladas... Essas coisas...
    Aproveite bastante! Quando souber se é menino ou menina, quero dar um presente! Já me sinto até madrinha do seu neném, só pelos relatos aqui! ^^

    Lara Torres - www.araposabranca.com

    ResponderExcluir
  3. Que fofura as roupinhas, muito amor!!!
    A parte mais desagradável deve ser os enjoos mesmo né? Mas é por uma boa, ótima, maravilhosa causa! hahah
    Beijos ♥

    http://quinzemeianoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É pra dizer ufa mesmo! Todo mundo diz que os 3 primeiros meses são os mais complicados.
    ps: amei a roupinha do capitão américa.

    www.blogdaduds.com

    ResponderExcluir
  5. Genteee, amei a ideia do blog!!!
    Quero acompanhar tudooooooo! Quarto, roupas... divida tudo com a gente *u*
    Beijãooo,
    cafemaisbatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sei bem o que e sentir essa fome que te faz comer a cada duas horas. Que venha o segundo trimestre cheio de surpresas e novidades.
    Visita o meu http://meninodamamae.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Geek baby a caminho! Estou adorando te acompanhar nessa! Fico imaginando se vou passar por isso tbm se engravidar um dia. Boa sorte com essas coisas flor!

    ResponderExcluir
  8. Achei o blog maravilhoso, muitas mães irão adorar suas dicas e desabafos.
    Felicidades para sua família que logo receberá essa coisinha que está dentro do seu útero hahaha

    www.offtobookland.com

    ResponderExcluir