domingo, 7 de dezembro de 2014

Chá de Fralda - A experiência


Já comentei aqui antes e quem me conhece sabe; Eu não lido bem com convenções sociais. Sabe como é, essa mania de fugir do tradicional? Pois então. Se já é complicado na rotina comum, imagina na maternidade? 
E aí você tem eu, Ingrid, a mais sem graça pra receber parabéns, presentes e elogios, de tirar foto em festa, que nunca participou dignamente de um chá de bebê e que acha quase tudo de chá de bebê brega e chato, tentando contornar tudo isso pra fazer seu próprio. Bem tenso!

Vale ressaltar que minha percepção de 'brega' é geralmente bem diferente das outras pessoas (novidade?!). Pra resumir, é só tentar inverter. O que a maioria acha cafona, eu gosto ou consigo ver alguma graça. Então, por exemplo, chá de bebê todo rosa (no caso de menina) ou todo azul (no caso de menino), super infantilizado, com painel atrás mesa, com a decoração extremamente combinada, adesivar as lembranças (e a lembrancinha em si) com o nome/data atrás e todo o tipo de coisa extremamente comum em festas do tipo - especialmente no Brasil -, nada disso me atrai. Acho tudo muito igual a tudo, sem expressão, sem vida... 
Enfim.
Na falta de experiência e tesão, abusei do google imagens pra buscar inspiração. Cogitei fazer com o tema "Las Vegas", mas resolvi me apropriar do conceito de "chá" que o nome do evento leva e caí no meio de uma imensidade de fotos de decorações lindíssimas de "Tea Parties", bem mais de acordo com a vibe que eu estou há um algum tempo. 

Simples, aconchegante, colorido, despojadamente planejado, alegre, geralmente realizados ao ar livre ou em ambientes com uma ornamentação que suavizava o espaço e sem aquela cara de festa de aniversário, isso ficaria muito mais harmonizado com o conceito e de se realizar no final da tarde como eu queria. Trocando o chá por café (questão de preferência/cultural e pá), foi exatamente este o ponto de partida pra pensar a coisa toda: jogos de xícaras.

E foi um jogo de xícaras que despretenciosamente deu o tom do meu chá de fralda*. O conjunto verde de bolinhas (foto) emprestado que eu fiquei extremamente apaixonada foi a primeira coisa definida, seguido do suporte de três andares lilás também de bolinhas que eu comprei a priore para os cupcakes,
Comecei então a guiar minhas ideias para a decoração pelas cores, e não necessariamente por um tema ou algo do tipo. 

A terceira cor - vermelho - se deu por causa da maçã, uma brincadeira com o nome da Eva (pensem),
e que também virou inspiração para o que seria a pseudo-lembrancinha do chá, já que eu não queria nada muito óbvio, com cara de presente de festa escolar ou que o convidado enfiasse numa gaveta ou jogasse fora.

Quando percebi o esquema de cores que resultou (verde - lilás - vermelho; branco dando aqueles arremates), fiquei super satisfeita. Era diferente, vibrante, casava bacana com a ideia de uma mesa de café da tarde, contrastava com a varanda da casa dos meus avós que foi aonde eu realizei o evento, etc.

E por falar em café da tarde, é claro que no que diz respeito aos comes e bebes, eu investi numa mesa de opções leves e menos convencionais se pensarmos no que geralmente é servido em festas.
Reduzi os salgadinhos a coxinhas e optei por fazer sanduichinhos com diferentes recheios; Dividi o espaço dos refrigerantes com refrescos e café (óbvio!), e fiquei surpresa com a forma como a salada de frutas foi bem/rapidamente aproveitada.






Em vez de um bolo estilizado enfeitando a mesa e sendo servido só no final (alias, qual o sentido de ter bolo comemorativo em chá de bebê? Sei lá, pra mim bolo é pra bater parabéns, e nesse caso, ninguém tá fazendo aniversário!), fatiei bolos simples e servi cupcakes. Por algum motivo que eu não entendo, as pessoas só comem o cupcake no final ou levam pra casa, rs.

Dos itens "Coisas tradicionais de chá de bebê que eu não gosto mas deixei rolar" ficaram: o varal com algumas roupinhas da Eva, o bolo de fralda e a brincadeira excrota de ser pintada por não adivinhar presente(s) X. Este último eu bati o pé até o final da festa, mas acabei cedendo pra fazer a alegria das crianças.
Ps: Me arrependi bastante.

Terminei com um pentagrama imenso na testa e um pênis no lado esquerdo
da barriga. Felizmente estas fotos foram tiradas no começo.
Bom. No geral, o chá foi bem legal. Passei por esta convenção de um jeito agradável, fazendo-o do jeitinho que eu mais me sentisse a vontade e o $$$ permitisse (com as festas de fim de ano e a Eva chegando aí, não dá pra esbanjar dilmas). Quase pirei por causa do tempo com medo de chover ou ficar extremamente calor, mas acabou que o clima super ajudou. Além de que em nenhum momento do planejamento eu sabia exatamente o que/como eu queria fazer. A decoração e o lanche foi se definindo nos dois dias que antecederam o evento.
Eva ganhou muita fralda e presentes legais <3 E não, eu não posei pra foto na frente/atrás da mesa sozinha ou com parentes porque acho isso MUITO cafona e eu precisaria lidar com um nível de timidez que não consigo!

Assim como em todos os assuntos que dizem respeito a minha gestação e a futura criação da Eva, já que aceitei a experiência da maternidade, achei importante me envolver também em todo o processo de idealização e desenvolvimento do chá de fralda. E claro, tentando me divertir com cada passo e tornar o resultado divertido! Afinal, se não, que graça tem?

*"Chá de fraldas é feito com o intuito de arrecadar somente fraldas, você pode escolher a marca e o tamanho, já o chá de bebê você pede itens para o enxoval do bebê, podendo ser shampoo, condicionador, cotonete, sabonete, fralda de pano, macacões, toalhas... enfim qualquer produto do enxoval que queira."¹ - Mas acabou que Eva ganhou mais do que fraldas de qualquer jeito, rs.

6 comentários:

  1. Eu amei a decoração, ficou tudo muito bem feito. Parabéns *_*

    ResponderExcluir
  2. Eu também tento fugir do tradicional e do óbvio na maioria das situações, acho que é tão marcante quando você faz algo do SEU jeitinho né?
    Ai, eu adorei a decoração... Tão fofo <3
    Tô aqui imaginando a sua ansiedade. Que continue tudo indo bem...
    Beijos!!

    http://quinzemeianoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa ficou tudo muito lindo *-* parabens viu? beijos
    http://lamoonier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, acho que qualquer bebê teria sentido invejinha do chá-de-fraldas da Eva... Ficou muuuuuuuuuuuito lindo! Econcordo plenamente com você, bebês que ser coloridos, nada de só rosa, só azul e o escambau... Ficou tudo perfeitinho!
    Eva é uma menininha de sorte!
    Estava sem muito tempo... Quando tentei vir aqui pelo link do blog, dava inexistente... Mas, te encontrei! XD
    Boa sorte com tudo e que Eva seja super saudável e linda!

    Lara Torres - A Raposa Branca
    www.araposabranca.com

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, parabéns pelo evento. Ficou uma graça e achei super bacana sua ideia de fugir do tradicional/clichê. Eu não fiz nenhum chá de bebê. Ai todo mundo vem perguntando se não vou fazer e coisa e tal. Minhas respostas variavam entre: acho brega. Não quero. Acho desnecessário. Como não agradava muito, adotei uma nova: Estou sem nem um centavo pra fazer festinha. A meu ver, quem quiser dar algo pro meu baby, vai dar independente de fazer o bendito chá ou não. Pra mim, que já estou quase ganhando e não sei e nem saberei o sexo do bebê, ficaria ainda mais complicado fazer algo do tipo. Enfim, já ganhei muita coisa, minha irmã me pinta com batom sempre que me vê pra poder tirar foto e não vou precisar fazer nada dessas convenções hehe. Que a Eva chegue não só cercada de presentes como também de pessoas que a amam.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ingrid. eu também não gosto de cha de bebê, acho isso tudo muito chato, e é a mesma coisa do cha de cozinha. Também não fiz. meu filho tem ganhado inúmeras coisas, sem ter nascido, sem termos feito nada, e eu não sei escolher presentes. o que derem pra ele será ben-vindo, por isso não fiz. pretendo fazer um almoço pra família quando ele chegar, e investir na festa do seu 1º aniversário. pode ser que ele não aproveite, e passe o tempo todo no colo. + juntamente com seu 1º ano de vida, adciono minha esperiência, como meu 1º ano como mãe, em períldo integral. então será uma comemoração especial pra nós dois....... + vamos pensar nisso só no fim de 2015!!!! bjs.

    ResponderExcluir